Como fazer um perfil comercial de sucesso no instagram?

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Se você está louco para levar sua empresa para o meio digital, com toda certeza pensou em criar uma página no instagram. Mas como criar um perfil comercial no instagram? Fica sussa, que iremos cuidar de você daqui em diante. Se liga nas dicas e no passo-a-passo da girafa.

Que o instagram é perfeito para quem busca ser visto, todo mundo já sabe (ou não!), mas você sabia que ele já ultrapassou um bilhão de usuários ativos? Pois é, é 1 BILHÃO de pessoinhas e no meu caso, girafinhas também, vendo e interagindo com a sua marca.

Com o Instagram For Business, você pode turbinar ainda mais o seu perfil e deixar ele com funcionalidades únicas!

Agora você deve estar se perguntando: “poxa, essa girafa tá maluca, afinal eu posso criar meu instagram pessoal normalmente e ser feliz vendendo minhas miçangas no insta, certo?”, pois é, ERRADO!

O Instagram Comercial vai te trazer funcionalidades únicas, e fazer com que seu público tenha cada vez mais confiança na sua marca, o que é primordial. Agora sem mais delongas, deixa eu te explicar exatamente o que é uma conta comercial.

O que é uma conta comercial no Instagram?

Uma conta comercial é um perfil onde você vai ter, além de todas as funcionalidades do instagram, (feed, stories, igtv, reels, figurinhas e etc) alguns bônus como:

  • Relatórios com as métricas da sua página e de cada um dos seus conteúdos (visualizações, cliques, views, seguidores novos, interações e etc);
  • Obtenção de informações de comportamento do seu público, como horários de maior atividade, dias que acessam, etc;
  • Acesso aos dados demográficos dos seus seguidores, com idade, localização, horários de uso, entre outros;
  • Possibilidade de criação de campanhas de marketing com público direcionado;
  • Figurinhas exclusivas para negócios;
  • Facilidade de contato entre o cliente e a sua empresa.

Achou interessante? Então vamos criar sua conta comercial, afinal, foi por isso que você abriu este artigo! =)

Como eu posso criar uma conta comercial no Instagram?

Para esse passo-a-passo, eu vou presumir que você não tem o instagram instalado, e que a gente vai literalmente começar do zero, tá bom? Então vamos começar do começo e meter a mão na massa para criar sua superconta comercial no Instagram:

Passo 1 – Baixe o aplicativo do Instagram

Vá até sua lojinha de aplicativos (Google Play Store ou Apple Store), procure e instale o Instagram, e nada de instalar aplicativos genéricos, sempre utilize o aplicativo oficial do Instagram.

Passo 2 – Crie sua Conta no Aplicativo

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, ele vai pedir para criar uma conta, ou para que você se conecte usando uma conta já existente (se for o caso, é só informar o usuário e a senha).

Para criar uma conta nova, basta clicar no botão de criação de conta e informar os dados solicitados, e voilá, conta criada. 

Ah, mas atenção ao nome de usuário escolhido, ele vai ser muito importante para você! Portanto evite colocar nomes complexos, usar underlines, traços e etc, pense sempre na melhor forma do seu público te encontrar.

Passo 3 – Acesse sua conta

Agora vamos acessar nossa conta, com o usuário e a senha escolhidos.

Passo 4 – Acessando as configurações de conta

Uma vez logado, clique na sua foto (a pequena no canto inferior direito da sua tela), em sequência toque no menu sanduíche (três risquinhos) no canto superior direito da sua tela e clique em configurações.

Passo 5 – Alterando para Conta Comercial no Instagram

Agora clique em conta e depois clique em mudar para conta comercial para você começar a usar tudo que o Instagram pode oferecer para que a sua empresa venda mais.

Passo 6 – Configurando a conta comercial

Chegou a hora de dizer ao Instagram que tipo de perfil comercial você vai usar, se é como criador de conteúdo ou como empresa. Ao selecionar esse passo, você será redirecionado à área de login do Facebook, para vincular sua página do Facebook ao seu Instagram.

Passo 7 – Escolha sua categoria

Na sequência, você terá que dizer qual é a categoria de negócio ou conteúdo que você irá produzir, essa categoria irá facilitar para que as pessoas te encontrem e irá aparecer na Bio da sua conta comercial no Instagram.

Passo 8 – Confirme sua escolha

Agora é só confirmar tudo que você informou até aqui e prontinho, você tem uma conta comercial.

Mas atenção: apesar de não ser obrigatório, é essencial que você vincule sua conta comercial à uma página profissional no Facebook e à uma conta de anúncios no Facebook Ads

Como funciona o Facebook Ads

Isso é muito importante para que você consiga extrair ainda mais benefícios e criar anúncios e campanhas de marketing e remarketing para aumentar as suas vendas no Instagram.

Como fazer sua Bio perfeita

Agora que já fizemos a parte da configuração e sua conta comercial no Instagram está criada, temos que fazer tudo isso se comunicar e se conectar com nosso público, não é mesmo?

Uma das primeiras coisas que as pessoas se ligam nos perfis comerciais é a Bio – uma espécie de resumo sobre a empresa. Aqui você deve informar o cliente com rapidez e precisão, pois geralmente ele recorre à Bio justamente para tirar dúvidas sobre você!

Vamos às informações mais importantes que você quer na sua Bio (e seu cliente também):

  • Qual o nome da sua empresa;
  • O que ela faz;
  • Onde fica;
  • Como contactar;
  • Chamada para ação (CTA);
  • Hashtags importantes.

Ah e tudo isso sem esquecer que a Bio tem um limite de caracteres permitidos, ou seja, é bom ser objetivo e criativo aqui.

Como utilizar links na Bio do Instagram

Por se tratar do primeiro contato entre você e seu público (quando ele acessa seu perfil), a Bio deve conter informações que sejam relevantes aos seus seguidores, e por ter uma limitação de espaço, existe um macete ótimo para que essas informações caibam.

Você deverá usar um agrupador de links onde você vai poder:

  • colocar o link do Google Maps (para ajudar o cliente a chegar na sua empresa);
  • colocar o link direto para o whatsapp do time de vendas;
  • colocar links para materiais de apoio: catálogos, ebooks, etc;
  • links para o site.

Enfim, no agrupador você consegue colocar quantos links você precisar, e isso funcionará como um trampolim para que o seu cliente se movimente pelas suas redes e/ou canais de vendas com facilidade.

Quais são os destaques que você precisa ter

Outra funcionalidade importantíssima da sua Conta Comercial no Instagram é o uso dos destaques, onde você consegue mostrar ao seu público mais algumas informações que eles costumam precisar ou que você gostaria de mostrar.

Mas quais destaques você deve colocar para os seus clientes?

  • Informações de Funcionamento;
  • Informações de Contato;
  • Depoimento de clientes (de preferência em vídeo);
  • Exibição de algum evento legal que rolou na empresa;
  • Que tal um destaque bonitão para apresentar seus produtos ou serviços?;
  • Informações de onboarding.

Os destaques vão variar bastante de acordo com seu público-alvo, linguagem a ser adotada, segmento, nicho e principalmente sua criatividade. Ah e quem disse que os destaques precisam ser fixos? Vá tendo novas ideias e testando, afinal, o céu é o limite.

Quais as vantagens de se ter um perfil comercial no Instagram

Além de ser o espaço mais adequado para empresas na plataforma, a transição do perfil comum para o perfil comercial do Instagram vai permitir, essencialmente, que você:

1. Conheça melhor o seu público

As métricas que o Instagram Comercial fornece podem ser um ótimo complemento para o entendimento geral da sua audiência. Isso porque, as pessoas que te seguem por lá também seguem e interagem com outros perfis comerciais, tornando possível o cruzamento desses dados – algo que você pode levar em consideração para incrementar sua buyer persona.

Para acessar essas métricas, basta clicar no botão Insights (abaixo do botão Editar Perfil) para visualizar os números do perfil como um todo.

Se quiser informações de uma publicação específica, abra a publicação e você terá a opção de clicar no botão “Ver insights”.

2. Aumente o alcance das suas publicações

Com a conta comercial, você poderá promover publicações que queira mostrar para uma audiência mais ampla. Sempre priorize a promoção de conteúdos de valor que acrescente algo para a experiência do seu possível cliente! Eles agradecem, e você ganha reconhecimento e autoridade.

Para promover um post, publique primeiro e depois clique no botão “promover”. Uma nova janela será aberta onde você vai ajustar preferências como orçamento, duração da promoção e público.
Se você deseja criar uma campanha de tráfego pago mais complexa, não se acanhe! Temos dois artigos que vão esclarecer tudo para você: Como funciona o Facebook Ads e Como fazer tráfego pago no Instagram.

3. Você fica bem visível como empresa dentro de uma grande comunidade

No início deste artigo, mencionamos que o Instagram hoje já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. 

Que empresa não iria querer a atenção de uma porçãozinha desse mundaréu de gente? Criar uma conta comercial te dá ferramentas para ficar visível às pessoas que têm um verdadeiro potencial de se tornarem seus clientes!

Vai esperar mais o que? Se você tem um negócio e precisa estar presente no meio digital, o Instagram Comercial é um ótimo ponto de partida. 

Vá em frente, ponha em prática as dicas que acabou de ler, e te vejo no Insta! 😉

Sobre nós

A Girapix está preparada para contar a história da sua empresa, seja através de serviços de marketing digital, design gráfico ou criação de sites. Muito além disso, ficaríamos muito felizes em fazer parte dessa história.

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