Por que o marketing digital é tão importante para a sua empresa

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Que ele está presente em nossas vidas é inegável. Se você utiliza a internet, você está em constante contato com dezenas (senão centenas) de campanhas, e digo mais Girafildes: você está lendo este artigo graças a uma dessas campanhas!

O Marketing Digital é um conjunto de ações de comunicação online que, através de mecanismos eficientes de alta segmentação, permite você atingir as pessoas certas no momento certo na internet.

Tá, “pessoas certas” deu pra entender de boa, mas como assim “no momento certo”? 

O Marketing Digital se baseia na relação – você atrai, informa e vende somente no momento em que seu lead já está pronto para receber uma oferta. Essa é a relação, a troca, oferecendo conteúdos de qualidade, úteis, sobre o seu segmento de atuação e mantendo os canais de venda abertos.
Claro que também existem campanhas totalmente focadas em conversão (que nem sempre são vendas, continue lendo para entender os tipos de conversão), que vão oferecer um produto ou serviço de forma direta, especificamente para pessoas que já demonstraram interesse por ele.

Que resultados esperar do Marketing Digital?

Aqui, adicionamos o elemento que vai completar o ciclo e fazer com que a sua comunicação digital seja realmente eficiente – o encantamento.

Campanhas de Marketing Digital bem construídas dão resultados que vão muito além do aspecto financeiro. Com elas, a empresa pode se relacionar com seus visitantes e clientes em um nível quase pessoal, para torná-los verdadeiros fãs da marca

Isso ocorre porque o ambiente digital permite essas relações, e uma vez que a jornada de compra e a experiência de consumo tenham despertado bons sentimentos na audiência, ela se sente estimulada a retribuir, passando a gerar maior engajamento em seus conteúdos e recomendando a marca para outras pessoas!

Para a empresa, as repercussões são muito positivas e variadas: 

Obtenção de informações detalhadas do público

Estando em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, deixando claro para a sua audiência o motivo porque sites ou campanhas coletam informações deles, você terá em mãos listas e estatísticas riquíssimas em dados que deverão ser utilizados para o aprimoramento de ações futuras de comunicação – o que é ótimo para todo mundo!

Você não paga a mais para atingir um público que não é o seu, nem eles serão impactados por anúncios que não os interessam. 

Criação de audiência própria e qualificada

A base do Marketing Digital é a produção de conteúdo relevante, de qualidade e para um público específico, lembra? “Atrair, informar, vender e encantar”, necessariamente nessa ordem. 

Quando isso é feito da maneira correta, você passa a afirmar autoridade de mercado e a respeito dos assuntos que trata, aumentar a presença digital pela exposição da marca e sua linguagem, além de qualificar leads para o momento da compra.

Com um trabalho constante na criação de conteúdos originais e especializados utilizando as melhores práticas de SEO, você se torna referência do assunto e aumenta cada vez mais o tráfego no site e nas redes sociais, e essa autoridade seguramente será traduzida em um maior número de vendas.

O Marketing Digital tem baixo custo

Quando comparado ao investimento necessário para anunciar nas mídias tradicionais, o Marketing Digital, finalmente, vem permitir que negócios de pequeno e médio porte tenham a possibilidade de exibir suas soluções para além das bolhas regionais – possibilitando um crescimento mais acelerado para as empresas!

Como fazer Marketing Digital?

Como dissemos no início do artigo, o Marketing Digital é um conjunto de ações de comunicação online composto principalmente por (mas não apenas):

  • Marketing de Conteúdo (artigos de blog, vídeos, e-books);
  • SEO (adequação do conteúdo do seu site às buscas feitas no google, construção de backlinks); 
  • E-mail Marketing (newsletters, propostas de valor, extensões de campanhas);
  • Redes Sociais (publicações interativas, promocionais, informativas, de humor, emocionais);
  • CRO (para maximizar as conversões no site).

Todas essas ações podem ser feitas separadamente, entretanto, para uma estratégia de Marketing Digital de alta performance, eles precisam ser articulados e trabalhar em cooperação! 

O que significa “converter”?

No jargão do Marketing Digital ouvimos muito falar em “conversão”, mas o que isso realmente quer dizer? 

As vendas, em si, são apenas um tipo! A jornada de compra possui algumas etapas pelas quais a sua audiência deve passar para que ela:

1. Sinta o interesse em conhecer a solução; 

2. Considere a compra;

3. Feche negocio;

4. Torne-se um e divulgador da marca.

Conversões são os pontos de transição dentro dessa jornada estabelecida para a sua audiência, e uma boa estratégia de Marketing Digital cria peças específicas para promover o trânsito entre cada uma dessas etapas!

No Marketing Digital, tanto os dados positivos (quando ocorre a conversão) quanto os dados negativos (quando o usuário clica mas não toma a ação final) são metrificados e servem como base para ações futuras, dentro de cada etapa específica da jornada de compra.

Mantendo o interesse lá em cima

Quando um lead demonstra interesse nos seus produtos ou serviços mas não toma a ação final, qual foi o motivo? 

As campanhas de Marketing Digital procuram prever esses motivos e planejam, antecipadamente, novos argumentos para continuar em contato com esse cliente potencial até o momento da compra, ou até que ele decida parar de enviar essas sinalizações de interesse. 

É diálogo puro!

O Marketing Digital é Invasivo?

Um receio comum, mas com uma resposta bastante animadora!

Não, de todas as possibilidades dentro da publicidade atualmente, o Marketing Digital pode ser considerado uma das estratégias menos invasivas de marketing!

Isso porque, a qualquer momento, seu interlocutor tem a opção de desativar notificações em aplicativos, sair da sua lista de emails, deixar de seguir seu perfil social… São muitas ações disponíveis para que o usuário se “desconecte” da sua empresa no momento que desejar, e essa abertura gera confiança.

Isso sem mencionar que, para fazer parte da sua jornada de compra, é ele quem deve demonstrar o interesse, sempre resguardado pela LGPD.

Então nunca economize esforços para convidá-lo! Trabalhe pesado na qualidade dos conteúdos para Marketing Digital, esteja sempre atento às métricas de cada etapa da sua jornada de compras, e prepare-se para o novo volume de contatos, orçamentos e vendas que a sua empresa vai receber!

Que tal começar hoje mesmo?

A Girapix pode te ajudar em todos esses pontos, desde as pesquisas de público e mercado até a configuração de campanhas complexas de Inbound Marketing!

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