Metalforte

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A Metalforte é uma indústria metalúrgica goiana que é referência de mercado há mais de 45 anos. Empresa especializada na produção de perfilados e telhas metálicas, fornece o que há de melhor em insumos de aço para construtoras, serralheiros, agro e revendas.

Reconhecida por sua excelência em atendimento e compromisso com seus clientes, cultivou longas relações ao longo desses 47 anos, entregando sempre o melhor em qualidade para seus parceiros comerciais.

Porém, apesar de toda essa solidez de mercado, a Metalforte não contava com meios digitais fortes, contando com pouca frequência na produção de conteúdo, um branding desestruturado e com um site que não era bem posicionado nos mecanismos de busca.

Outro ponto que era pouco explorado era o monitoramento dos leads gerados, e das métricas geradas nas conversas entre o time comercial e suas oportunidades.

Metalforte e Girapix, como começou essa parceria de sucesso?

Atualmente, mesmo o público de nichos mais tradicionais vem adaptando seus hábitos e utilizando de recursos digitais para realizar e decidir sobre suas compras, nas mais diversas etapas do funil de vendas.

E para fazer frente a esta realidade, as empresas precisam se adaptar e usar estratégias que não utilizavam antes, principalmente as de Marketing Digital, que são essenciais para o crescimento saudável de uma empresa, não só na internet, mas no mercado como um todo.

Com a chegada da pandemia, a Metalforte viu a necessidade de dar o passo que ela já ansiava, que era o de migrar para os meios digitais, e foi aí que ela procurou a Girapix, para que juntos pudéssemos transformar estes objetivos em números e alavancar de vez as vendas através dos meios digitais.

Como ajudamos uma das maiores metalúrgicas goianas a obter um ROI superior a 49.000% nos meios digitais?

Já entregando logo de cara nosso segredo, focamos em oferecer uma boa estratégia de Inbound Marketing, com aquele velho slogan do “feijão com arroz bem feito”. Para isso fizemos um estudo de concorrentes, para entender o que eles vinham fazendo na internet que funcionava, e o que não funcionava tão bem, e principalmente, o porquê disso tudo dar certo ou não. Só então partimos para o planejamento.

Porém, como aqui o feijão com arroz é bem temperado, nós colocamos alguns ingredientes secretos (ou não) para deixar a receita ainda mais saborosa, sempre visando um alicerce sólido e um resultado recorrente a longo prazo. Então vamos ao que interessa, o que vem sendo feito para a Metalforte:

Site que vende e já alinhado com SEO, Pixel, CAPI e com uma boa UI/UX

Acho que falei grego logo de cara, né? Mas só pra bom entendimento, de que adianta ter um site só por ter? Não é importante estar na internet, é importante viver a internet. Ou seja, seu site precisa ser visto, ser lembrado e ser fácil de ser utilizado. Por isso utilizamos todo o nosso conhecimento em SEO para criar um site que os usuários pudessem encontrar facilmente na internet, seja utilizando a palavra-chave Metalforte, seja utilizando palavras-chave específicas do nicho. Para isso aplicamos tanto técnicas de programação, de otimização e também técnicas de redação, com a produção de artigos de blog específicos para a Metalforte.

Mas não basta apenas ser fácil de ser encontrado, queríamos aumentar a taxa de retenção do site, e manter o público o máximo possível dentro do site, e seguindo o fluxo que queríamos. Para isso foi aplicado algumas técnicas de UX (Experiência do Usuário) e de UI (Design de Interfaces), para que o público virasse de fato um lead.

E por último, e não menos importante, não adiantaria nada termos um fluxo de pessoas no site, se nenhuma inteligência fosse adquirida com isso. Por isso, o site que criamos  veio todo estruturado e já configurado para ser analisado pelo Google Analytics, Pixel do Facebook, e a API de Conversões do Facebook. Gerando campanhas cada vez mais assertivas, e taxas de conversões cada vez maiores.

Essa estratégia e a forma como foi aplicada rendeu resultados, e nos trouxe mais de 96000 acessos durante o ano de 2022, e uma curva muito satisfatória de crescimento, inclusive maior que a dos nossos concorrentes.

96.000 +

Acessos no último ano em nosso site

3.000% +

Aumento no número de acessos qualificados

2.300 +

Oportunidades criadas através do Site, Redes Sociais, Ads

9.700 +

Oportunidades criadas através do Google Meu Negócio

2mi +

De pessoas impactadas por nossos anúncios

49.000% +

De ROI (retorno sobre o investimento) nas altuuuuuuuuuras

Tráfego pago para mostrar a Metalforte no momento certo e para as pessoas certas

Em relação ao tráfego pago, nós decidimos trabalhar em três frentes distintas:

A primeira frente, foi relacionada ao reconhecimento de marca e ao alcance, dando apoio ao tráfego pago, e fazendo com que as pessoas conhecessem a Metalforte e acessassem o site pela primeira vez.

A segunda frente foi a de conversão, onde focamos na conversão propriamente dita, com objetivo de geração de novos leads e oportunidades através do WhatsApp.

A terceira frente foi trazer gente para a loja e para ligações, onde trabalhamos principalmente o Google.

A quarta frente foi fazer a Metalforte ser conhecida em áreas geográficas de interesse da empresa, facilitando o trabalho dos representantes.

E a quinta e última frente, foi fazer o remarketing, o que maximizou nossas conversões.

Redes sociais que vão muito além do conteúdo de Dia da Tapioca

Nosso objetivo nas redes sociais foi sair do senso comum do segmento e falar menos de preço e entregar mais valor ao nosso público através da criação de conteúdo relevante e rico, além de compartilhar alguns pontos da rotina da empresa, através de conteúdo institucional.

Para atingir este objetivo, fazemos nosso conteúdo sempre pautado na análise do que o nosso público-alvo busca na internet, e no que está funcionando no nosso nicho.

Tratamos nossas redes sociais como uma extensão do nosso site, com conteúdos que servem tanto de teste para artigos de blog futuros, quanto para a divulgação de artigos e soluções que estão em nosso site.

Automação de fluxo e de e-mails funcionando para alavancar ainda mais a proximidade entre a Metalforte e seus leads

Também trabalhamos a automação para que os clientes certos recebessem os emails certos e na hora certa e para que os leads fossem devidamente identificados e tratados. Nada de comprar lista, nada de ser invasivo, nem de ter uma frequência altíssima de emails. Novamente, feijão com arroz com aquele temperinho que só a Girapix conhece. Nisso, tivemos uma taxa de abertura inicial beirando 1-2% e finalizamos o ano com uma taxa de abertura superior a 30%, o que nos rendeu bastante oportunidades e aumentou consideravelmente nosso tráfego no site.

WhatsApp que tem um robô que atende muito bem, e que entrega a métrica de cada vendedor

Ainda falando sobre tratar os leads e cuidar dos clientes de maneira automatizada, começamos a implementar o projeto do Robô de WhatsApp em parceria com uma StartUp brasileira, certificada pelo Meta, e vem dando bons resultados que não obtivemos com várias outras ferramentas, entre os resultados se destacam:

  • O gestor consegue monitorar a equipe 100% do tempo;
  • Métricas fáceis de ser entendidas;
  • Monitoramento de tempo de atendimento e motivo de fechamento;
  • Capacidade de saber quantos clientes entraram em contato em dado período de tempo.

 

Além dessas estratégias aplicadas, aplicamos várias outras (que vão ficar em segredo, quem sabe em uma possível reunião não te contamos?), mas agora queremos falar de resultados, afinal é isso que nos move.

Vamos falar de resultados?

Bem, os resultados desse projeto foram bastante satisfatórios, com um ROI nas alturas e gerando diversas oportunidades para o time de vendas, a ponto de entendermos que em nossa próxima fase do projeto teremos que trabalhar mais perto que nunca do time comercial, para maximizar ainda mais estes resultados.

Como dissemos anteriormente, tivemos mais de 96.000 acessos traqueados em nosso site, com uma média mensal de 8.071 e uma expectativa que em 2023 tenhamos mais de 156.000 acessos (média mensal de 13.000).

Porém o que mais nos alegrou nos acessos, foi a média de leads e oportunidades geradas, que ultrapassou 2.358 vindos diretamente do site ou redes sociais, fora os vindos do Google Meu Negócio, que resultaram em solicitações de rota e ligações.

96.000 +

Acessos no último ano em nosso site

3.000% +

Aumento no número de acessos qualificados

2.300 +

Oportunidades criadas através do Site, Redes Sociais, Ads

9.700 +

Oportunidades criadas através do Google Meu Negócio

2mi +

De pessoas impactadas por nossos anúncios

49.000% +

De ROI (retorno sobre o investimento) nas altuuuuuuuuuras

Nosso próximo case deveria ser o SEU!

Que tal trazer esses resultados para dentro da sua empresa? Fale com nosso time.

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